Palavras para formandos de Administração!

“O educador se realiza na realização de seus educandos!” (Prof. Gilberto Gomes de Oliveira)

Quando convidado a participar da colação de grau de meus alunos em Administração, pensei no mais célebre dos discursos. Porém, insistia na mente um ditado que diz: “mais é menos... menos é mais..!” E o que isso quer dizer?

Significa que em determinados momentos, as palavras não são suficientes para expressar exatamente tudo que pretendemos dedicar. Porém, com as palavras certas, curtas, breves, podemos mudar toda uma geração, dependendo do seu impacto, da sua profundidade, do seu teor.

Neste aspecto, convém lembrar de personalidades que conseguiram expressar muito, com poucas palavras. Henry Ford tinha como lema de vida que “ um Império de constrói com máquinas”, lema este diretamente combatido por Harwtone que afirmava “um Império é construído por pessoas.”

Em uma visão menos empresarial, e muito mais social, Nelson Mandela tinha como lema de vida que “grandes conquistas são feitas por grandes esforços” pois, a base da sociedade é o trabalho, o empenho e a educação. Mandela não acredita em governos, e sim, em Liderança, pois, já afirmava em sua “carta aberta aos povos negros” que Lideranças e Liderados, são frutos de uma sociedade coerente, que prima pela vida, pelo respeito humano.

Pois bem, para aqueles que hora recebem a outorga de grau de Bacharéis em Administração, fica o apelo, o pedido, a lembrança, de que nada será construído sem esforços, sem dedicação, e qual seja seu objetivo, ou um império, ou o sucesso, ou a Liderança, somente podem ser alcançados se possuírem as pessoas certas ao seu lado, sem elas, sozinhos, não chegarão ás conquistas efetivas.

Nós, professores, acreditamos fielmente neste ditado, e juntos buscamos colaborar com cada passo de sua formação.


Por fim, vale lembrar que todo e qualquer esforço, não gera resultados frutíferos, se em sua base, não estiver a força maior, que lidera nossos sonhos, que abraça nossa causa, e se apresente como o primeiro braço forte de toda e qualquer conquista, o nosso Senhor Deus!



Escrito por Adm. Jacques Fernandes às 17h40
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]




Dê uma nota para meu blog


jacques.fernandes@bol.com.br


UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis



XML/RSS Feed