Um dos problemas da Copa... pode ser você!

 

 

Hoje venho dentro deste espaço abordar uma reflexão que está em voga: as preocupações com a Copa.

 

Nosso país vive um verdadeiro momento de aceleração e testes para poder deixar tudo dentro dos padrões exigidos pela FIFA. Porém, agora nesta reta de análises e observações, apareceu um fator bem maior que todos os outros relacionados à infraestrutura: o comportamento do povo brasileiro.

 

Todas as emissoras de TV e canais de comunicação decidiram testar o comportamento e atendimento nas cidades sede da Copa, e o resultado está sendo péssimo. Lançamos um produto que com certeza tem tudo para fazer bonito, a Caxirola, com toda sabedoria de nosso mestre Carlinhos Brow, e logo nós, energúmenos da educação, achamos um jeito de dar uma outra utilidade: jogamos no campo em plena época de avaliação.

 

Nos testes feitos pela Rede Globo, o tão famoso “jeitinho” brasileiro nos faz passar vergonha, quando o ambulante triplica o preço do produto pelo fato de ser um estrangeiro. Ah, e o que dizer de nossos Aeroportos, (vejam bem, não estou falando da padaria da esquina, estou falando dos maiores Aeroportos do país) onde nos postos de Informações não temos pessoas que saibam, pelo menos, Inglês. 

 

E o que dizer dos Taxistas, que em todos os testes, enrolaram os gringos, e muitos, ainda fizeram o passageiro descer num local que não era o esperado. Nos coletivos, pelo menos, a rota é certa, mas a educação de quem está no “BUS” em ajudar um gringão, não foi das melhores.

 

Na verdade, o que está ocorrendo neste exato momento, é que todo esse jeitinho brasileiro está mostrando para o mundo a seguinte mensagem: somos realmente mal educados e oportunistas. Eu fico, particularmente,” todo sem graça” quando vejo a cada final de semana mais e mais reportagens sobre nossa conduta para com os Turistas. Pior que isso, é ver que os amigos gringos (de Portugal, Madri, Canadá e Argentina) ficam tirando o maior “sarro” no Facebook, pelas mensagens internas, falando da repercussão das matérias em seu país, pelas emissoras que reproduzem o material da Globo.

 

Nossa hospitalidade e alegria contagia a todos... mas esta malandragem descabida, precisa ter os dias contados!

 

O lado bom disso tudo é que, se todos conseguirmos entender que precisamos estar juntos em uma nova postura, sem sombra de dúvidas, será o maior legado deixado pelos jogos da Copa e Olimpíadas, nada será maior, nenhuma obra, nenhum estádio, do que poder ajudar a fazer com que nosso povo veja que uma sociedade melhor se faz com pessoas melhores.

 

O maior legado da Copa será a capacidade de ter um país unido em torno de um objetivo, com todos fazendo o seu papel, sem apontar e atirar a primeira pedra para o outro, e pensando primeiro se a minha, a sua, a nossa atitude está condizente.

 

Por isso pergunto: você já parou para refletir se um dos maiores problemas para a Copa, não é.... de repente.... você?



Escrito por Adm. Jacques Fernandes às 00h10
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]




Dê uma nota para meu blog


jacques.fernandes@bol.com.br


UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis



XML/RSS Feed