A grandeza e sabedoria dos novos desafios, e a responsabilidade do compartilhar conhecimento.

 

 

A última publicação deste Blog é datada de 13 de outubro de 2012, e desde então, me permiti entrar num período de reanálise e avaliações. Após receber o e-mail de um leitor da PUC-São Paulo, pude efetivamente perceber o poder da comunicação social via digital, e da responsabilidade que assumimos quando nos propomos a gerar conteúdo e opinião.

Com o compartilhamento de conteúdo para uma nova classe de leitores, passei a incutir neste espaço partes de pesquisas e artigos de estudos nas mais variadas segmentações, sempre com a tônica e olhar da gestão, em suas nuances.

Durante 4 dias, troquei ideias e reflexões com o leitor da PUC, que desenvolvia naquela ocasião uma pesquisa de campo em seu curso de Administração. Durante esta interação, percebi como a maneira com que expomos uma ideia, influencia diretamente a postura de aprendizagem e disseminação do conhecimento.

Kotler (2003) afirma em sua obra “Desafios para Administradores” que existe uma diferença marcante entre a mutação do profissional que aceita novos desafios com o profissional que não inova em sua área de atuação. A promoção da diferença sempre instiga uma pessoa ou um grupo a rever objetivos e posturas, talvez, nunca antes analisadas. Ou seja, em poucas palavras, é preciso acreditar no “olhar” da inovação.

Estamos cercados do processo chamado rotina, que se define pela organização de nossas ações, porém, muitos confundem a rotina com a continuidade de processos nãos inovadores.

Nestes tocantes, Kotler reúne os pensamentos de maturidade, formação profissional e sucesso profissional ao conceito de assumir desafios medidos e tangíveis. Ou seja, no campo de Administração, é extremamente saudável se arvorar em novos projetos, tendo a exta visão de que seu conhecimento e expertise são capazes de produzir um novo olhar, com propostas de caminhos diferenciados para o já praticado. A partir desta ação, uma nova postura é comedida, e a responsabilidade de avaliar cada passo se faz uma constante.

Com esta maturidade e postura, os profissionais que se arvoram no campo da inovação de projetos, por consequência, se tornam mais desafiadores, sempre em busca de novas experiências para por em prática análises e projetos.

E como efeito sinótico, temos sim, sendo fruto do nosso trabalho, a responsabilidade de mostrar e conduzir corretamente a construção de um novo conhecimento, permitindo que o educando, ou membro da sociedade, ou compartilhador da experiência possa, de sobremaneira, também ter a alternativa e livre arbítrio de trazer seu conhecimento para esta coletividade.

A partir disto, percebe-se, porque, existe o ditado da ciência “burra “ ou equívoca, que anula, veta, impossibilita o outrem a ter um posicionamento próprio, pautado por nossa responsabilidade de onde e como compartilhamos este conhecimento.

Talvez alguém desavisado, ou um curioso, ou outra pessoa qualquer que leia este texto, não identifique no mesmo o foco de sua pretensão, mas com certeza, um jovem, ou experiente, ou novo, ou antigo, ou apenas curioso profissional, que deseje se colocar na condição de eterno aprendiz, mas com sonhos e ações consolidadas, entenderá o valor de uma boa reflexão sobre o efeito de nossos “feitos” para o grupo social que nos cerca: amigos, parentes, educandos, colegas de trabalho, vizinhos.

Aceite os desafios, meça sua expertise, amplie seus horizontes, torne real sua ação e tenha a paz de espírito dos seres justos: esta é a receita dos novos tempos.

Quando achar necessário, se dê um “tempo”, reavalie, recrie, mude. Faça como eu: se permita olhar e ser olhado, dando sempre o melhor de seu conhecimento em prol do bem comum. Nem que, para isso, precise de um tempo em silêncio.

 

Por mais absurda que, naquele momento, possa parecer a ideia, faça sempre diferente.

 

Boa retomada a todos!

 



Escrito por Adm. Jacques Fernandes às 01h02
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]




Dê uma nota para meu blog


jacques.fernandes@bol.com.br


UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis



XML/RSS Feed