ANALISANDO UM MODELO DE GESTÃO URBANA

 

Estive conhecendo a capital federal, sonho de JK e cidade encantada de Niemeyer, Brasília.

 

Não o bastasse, o que me levou à BSB foi uma necessidade profissional, igual a milhares de pessoas que pousam e decolam todos os dias do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, um dos mais movimentados da América Latina.

 

De cara percebemos os ares de cidade planejada da grande Brasília, a 4ª maior cidade do país, e modelo para gestão de serviços públicos. Isto parece ser uma ironia, não?

 

Sempre fui “contaminado” pelas opiniões e comentários de que BSB é a capital da corrupção e roubalheira, dos inescrupulosos e maior “quadrilha” já formada em um único espaço físico.

 

Porém, fui levado a um sobreolhar para a aurora do “Plano Piloto”. Brasília é um modelo a ser seguido de gestão urbana. Com suas vias planejadas, espaços geridos pela TerraCap e uma constante preocupação com a ocupação adequada do território, o que mais nos encanta é a educação social promovida pelo Governo do Distrito Federal, o GDF.

 

Em poucos lugares fui surpreendido por um sistema urbano com política “buzina zero”, motoristas que sabem seu papel e sua ação no trânsito, pedestres que fluem em harmonia. Uma cultura preservada, no maior museu a céu aberto do mundo. Gastronomia e ciência também encontram seu lugar, e as enormes praças se tornam palco das mais variadas tribos.

 

Este impacto de cidade modelo reflete que a Administração no planejamento urbano é um fator fundamental e plenamente aplicável em qualquer sociedade, desde que a base deste processo seja sempre a educação.


O ambiente político que contorna Brasília muitas vezes não faz jus ao profissionalismo e pujança encontrados na gestão urbana do plano piloto, porém, encontraremos corrupção em todos os lugares que existam “politiqueiros”.

 

Planejamento urbano não pode apenas ser alçado no Plano Diretor do Município, e sim, na construção de uma sociedade ambientada a um convívio moderno e ético.



Escrito por Adm. Jacques Fernandes às 23h58
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]




Dê uma nota para meu blog


jacques.fernandes@bol.com.br


UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis



XML/RSS Feed